HONPAR - Hospital Norte do Paraná

Segunda-feira - 22 de Julho de 2019

"Promover o ensino, pesquisa e assistência à saúde, oferecendo serviços de qualidade e buscando o aprimoramento permanente para sermos um centro de excelência."

O Hospital hoje

Atualmente a Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, uma entidade privada sem fins lucrativos, formada por profissionais da área da saúde, com o objetivo e fomentar o atendimento as pessoas portadoras de patologias oncológicas, clínicas e demais patologias, bem como desenvolver ações educativas junto a comunidade local e regional, com vistas a prevenção do câncer.

A Instituição caracteriza-se como hospital geral, oferece 220 leitos, sendo 46 de UTI, 43 apartamentos e demais para enfermaria. O corpo clínico é formado por aproximadamente 150 médicos, das mais diversas especialidades, entre elas cirurgia geral, cardiologia e cirurgia cardíaca, neurologia e neurocirurgia, ortopedia, urologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia plástica, oncologia e cancerologia cirúrgica, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, reumatologia, pediatria, nefrologia, dermatologia, angiologia e cirurgia vascular.

A Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer é uma unidade de saúde que atua em vários níveis de complexidade assistencial, com o apoio tecnológico complexo, suportado por uma equipe multiprofissional diversa, tanto em nível ambulatorial como hospitalar, destaca-se por oferecer à população de Arapongas e região, serviços de alta resolução. Em função de sua complexidade e vinculação ao Sistema Único de Saúde, constitui-se como um hospital de referência estadual.

A Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, instituição privada sem fins lucrativos, foi fundada no ano de 2000 por um grupo de profissionais da área da saúde, sensibilizados com a luta dos pacientes oncológicos, que em momento de vulnerabilidade ainda precisavam deixar seus lares durante a madrugada em busca de tratamento em outras cidades.
Desde a sua fundação a entidade desenvolve ações educativas e preventivas na área de oncologia, junto à comunidade local visando sensibilizar e conscientizar esta população sobre a importância da prevenção do câncer.

Hoje a Instituição é classificada como hospital geral de grande porte, que oferta seus serviços aos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde, provenientes de mais de 150 municípios paranaenses, além dos pacientes encaminhados pela CNRAC – Central Nacional de Alta Complexidade, de várias partes do Brasil. 

A Entidade também esta contribuindo para a formação médica. Em setembro de 2008 recebeu o credenciamento do Ministério da Educação, para realizar concursos públicos para cursos de residência médica, que é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos qualificados.

Assim o hospital contribui com a formação médica e com a interiorização do profissional da medicina, tendo em vista que são recorrentes as informações veiculadas na mídia que abordam a falta de médicos em diversas especialidades, no interior do Paraná.

Ainda na área acadêmica, a Associação recebeu  certificação como hospital de ensino, que é fruto do trabalho que a Instituição vem realizando ao longo do tempo e vai possibilitar que a Instituição possa investir de forma ainda mais efetiva nas atividades de ensino e pesquisa, além de melhorar o atendimento prestado a população de Arapongas e região através da melhoria da estrutura física e da capacitação dos profissionais.

De acordo com o Presidente, Dr Umberto Tolari, a preocupação da presidência é oferecer um serviço de qualidade, para os pacientes, por isso, buscamos investir em equipamentos de alta tecnologia para oferecer diagnósticos avançados, e na qualificação dos colaboradores.

Todo este trabalho é desenvolvido sem perder o foco na missão da Instituição: “Promover o ensino, pesquisa e assistência à saúde, oferecendo serviços de qualidade e buscando o aprimoramento permanente para sermos um centro de excelência”.
As bênçãos de Deus a todos.