HONPAR - Hospital Norte do Paraná

Sábado - 20 de Abril de 2024

LEGENDA: “PRESIDENTE DO HONPAR, UMBERTO TOLARI DIZ QUE ATIVARAM AINDA MAIS O LADO ASSISTENCIAL, DE APOIO E RESPEITO”.

15 de Fevereiro de 2022

A pandemia do coronavírus mexeu com o mundo todo. As pessoas precisaram se adaptar a uma nova forma de viver, sem contato físico, beijos, abraços, sem aglomerações e muitas vezes em isolamento social, longe de familiares e amigos, isso foi necessário para se proteger do novo vírus que em um ano já tirou a vida de mais de 370 mil brasileiros.

Esse isolamento e também todo o medo que cercam as pessoas acabou afetando o lado psicológico da população e de todos os profissionais de saúde, principalmente os que estão atuando na linha de frente da pandemia. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre os principais impactos da pandemia na saúde mental está a ansiedade e o transtorno de pânico. Esses impactos também chegam nos pacientes internados nos hospitais, que acabam ficando aflitos interferindo diretamente no tratamento da doença.

A psicóloga do Hospital Norte Paranaense, HONPAR de Arapongas, Paloma Grotti Paliari, que realiza um trabalho de acompanhamento psicológico com os pacientes da Ala Verde que é o ambiente exclusivo para a Covid-19, destaca que é essencial tanto para o tratamento da doença quanto para a população manter o pensamento positivo, principalmente em momentos de crise. “A força do pensamento positivo é muito importante para o tratamento contra a Covid-19 e também para a vida no geral. A maioria dos pacientes que atendo estão na UTI pela primeira vez, eles ficam assustados e realizamos o atendimento no leito ouvindo esses pacientes e falando para que eles lutem e tenham forças, pois o pensamento positivo é fundamental no tratamento”.

Além dos pacientes, desde o início da pandemia o hospital iniciou o acompanhamento psicológico com as equipes de saúde. O psicólogo Mateus Martins é o responsável por esse trabalho. Segundo ele, a ansiedade é o que mais atinge os profissionais.

“A maioria dos profissionais que atendemos estão com um quadro de ansiedade. Nós realizamos a terapia individual com eles, os casos aparecem por conta do trabalho com a Covid-19, mas muitas vezes os problemas particulares acabam interferindo e muito nesse quadro, por isso, é essencial a terapia para esses profissionais”, apontou.

O presidente do HONPAR, Umberto Tolari, ressalta que o hospital sempre esteve preocupado com os seus colaboradores e que neste momento todos os esforços estão sendo realizados para auxiliar e apoiar. “O HONPAR sempre se preocupou com seus funcionários e agora com o momento que estamos vivendo não é diferente, ativamos ainda mais o nosso lado assistencial, de apoio e respeito”.

O HONPAR é hospital de referência no tratamento da Covid-19 no Paraná. Atualmente a unidade possui 60 leitos de UTI e 40 de enfermaria exclusivos para o coronavírus.

COMPARTILHE

Voltar