HONPAR - Hospital Norte do Paraná

Sábado - 27 de Abril de 2024

Hospital Sirio Libanês implementa nova metodologia no HONPAR

10 de Janeiro de 2023

O HONPAR – Hospital Norte Paranaense é uma das 160 unidades hospitalares públicas e filantrópicas selecionadas em todo o Brasil para implementação do Projeto Lean nas Emergências. Esse projeto é uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) e do Sistema único de Saúde (SUS) executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

O objetivo do trabalho é melhorar o atendimento da população que utiliza o serviço, organizando os fluxos internos para otimizar recursos, espaços e insumos, reduzindo a superlotação nas urgências e emergências e ainda aumentando a qualidade no atendimento, além de garantir um menor tempo de hospitalização.

Para alcançar esses resultados são utilizadas várias ferramentas, como o Nedocs (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência), ela  mede a superlotação avaliando taxa de ocupação dos leitos, número de leitos, tempo de passagem pela urgência até chegar a alta.

Em uma primeira fase os profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam os prontos-socorros, como aconteceu no Honpar, e se reúnem com os gestores e as equipes para identificar dificuldades e implementar ações de melhoria além de capacitar os envolvidos. Tudo isso com o apoio do DEPT - Departamento de Ensino, Pesquisa e Treinamento do HONPAR, por meio de sua Coordenadora, a enfermeira Adélia Maria dos Santos Rebelato, que realiza o trabalho de organização e condução do projeto com demais profissionais indicados para execução.

Na sequência é iniciada a fase de controle, isso pelo período de mais seis meses, o que vai garantir a transformação no gerenciamento dos hospitais, para que os novos aprendizados e padrões continuem mesmo após o fim das visitas.

O presidente do Honpar, Dr Umberto Tolari, comemorou com a equipe o novo trabalho. “É um passo a mais que estamos dando para melhoria do nosso trabalho, que sempre está focado nos melhores resultados, com humanização no atendimento e utilização racional dos nossos recursos, além de melhor organização e segurança para pacientes e colaboradores”.

Sistema Lean
O Sistema Lean, que pode ser traduzido como produção enxuta, é uma metodologia japonesa pós- Segunda Guerra mundial que chegou ao ocidente e foi utilizada em praticamente todos os setores produtivos. A partir da década de 1990 houve uma adaptação para utilização na área da saúde com impactos positivos. Lean em português significa enxuto, e um método para alinhar toda organização e levar qualidade mais rapidamente aos usuários.

COMPARTILHE

Voltar