HONPAR - Hospital Norte do Paraná

Sábado - 11 de Maio de 2024

Honpar se prepara para receber 22 novos residentes em sete especialidades

19 de Setembro de 2021

 

Uma nova turma de futuros médicos especialistas está prestes a se formar. O Hospital Norte Paranaense (Honpar), em Arapongas, promoveu prova de seleção para 22 vagas em sete especialidades. Ao todo foram 75 candidatos disputando o processo que receberá os residentes a partir do dia 1º de março. O resultado será divulgado no próximo dia 24. Os profissionais terão a convivência profissional e orientação de preceptores durante, no mínimo, dois anos. “É uma grande alegria receber esses candidatos. Representa a qualidade do Honpar como um hospital de ensino. Os aprovados terão a chance de aprender na prática, próximos a excelentes profissionais dedicados ao atendimento à saúde, com capacidades de alta complexidade”, ressalta o Dr. Umberto Tolari, presidente do Honpar.

O número de vagas para cada área é variável. A clínica médica é a que reúne maior número: seis futuros residentes. Anestesiologia, cirurgia geral e cardiologia têm quatro vagas cada; ortopedia e traumatologia são duas, e urologia e cirurgia vascular receberão um médico em cada. Os aprovados terão a certeza de que receberão um ensino ortodoxo, baseado em evidências, sem promover experimentos. Mesmo diante de um momento de tantos questionamentos provocados pela pandemia da Covid-19, o Honpar é alicerçado nas melhores práticas científicas. Além do trabalho prático, são ministradas dentro da carga horária atividades teóricas. “O resultado é visto na confiabilidade da comunidade atendida por nós. Somos referência como hospital geral e atendemos pacientes do Sistema Único de Saúde de mais de 150 municípios paranaenses, além dos pacientes encaminhados pela Central Nacional de Alta Complexidade de várias partes do Brasil”, lembra Tolari.

A residência médica é um tipo de pós-graduação destinada apenas para médicos. O termo só pode ser empregado nas especializações realizadas por instituições credenciadas pelo Ministério da Educação. O curso é uma continuação da formação do profissional, sendo uma das melhores maneiras de se especializar. O título de especialista só é concedido para o médico que fez residência. Mesmo para o generalista, o processo é importante para a carreira, por se tratar de mais qualificação. Com um número de vagas limitadas e com o aumento de formandos em medicina, chegar na residência médica é o sonho de muitos estudantes. “Tenho a certeza de que, a cada turma, formamos médicos que levam uma quantidade exorbitante de conhecimento e crescimento pessoal e profissional”, conclui.

COMPARTILHE

Voltar