HONPAR - Hospital Norte do Paraná

Domingo - 05 de Maio de 2024

Honpar realiza a sua primeira cirurgia de catarata em novo centro oftalmológico

02 de Agosto de 2022

Um grande avanço na qualidade de vida dos moradores da região de Arapongas se iniciou neste mês de março. O Hospital Norte Paranaense (Honpar) fez sua primeira cirurgia de catarata depois de mais de 30 anos de atendimento em alta complexidade. Elias de Oliveira da Silva, 69 anos, foi o primeiro paciente beneficiado pelo serviço. Ele chegou a partir de indicação clínica de um posto de saúde da 16ª Regional de Saúde do Paraná e ficou impressionado com o procedimento. “Estou muito contente porque já havia tido o diagnóstico há um tempo, mas precisei esperar a pandemia acalmar. Fui muito bem atendido pelos médicos, toda a equipe é muito boa. Tudo novinho”, elogia.

O serviço é liderado pelos oftalmologistas Marcelo Villar e Ricardo Ducci e ainda está em credenciamento do SUS (Sistema Único de Saúde), além do serviço particular. Mas, este ano, foi firmada uma parceria com o CISVIR (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região), no qual as secretarias de saúde de cada cidade encaminham seus pacientes para a unidade. Os pacientes já podem ser submetidos às cirurgias de catarata, retina e ceratocone, além de outras necessidades básicas como o acompanhamento de glaucoma. “É um avanço enorme para região. Os pacientes não precisam se deslocar para cidades mais distantes e podem contar com equipamento de ponta”, explica Ducci.

A distância era a realidade de Devanir Soares de Sá, 66 anos, que precisava ir até Londrina para o acompanhamento do tratamento oftalmológico. “Fui avisado pelo posto de saúde que o Honpar ia poder me atender e foi muito bom. Sou morador de Arapongas e ficou muito mais prático. Trabalho com a instalação de calhas e estava sofrendo muito com a baixa qualidade da minha visão. Marcaram a minha consulta rapidamente e estou muito animado com a mudança que terei na minha vida”, celebra.

O centro oftalmológico do Honpar conta com tratamentos únicos na região, como o caso do Yag-laser, procedimento de tratamento pós-cirúrgico para catarata e melhor controle de pressão ocular. Também estão à disposição da população o exame de tomografia de coerência óptica (OCT), para diagnóstico e tratamento de doenças degenerativas. “É o único serviço na cidade que dispõe de centro cirúrgico especializado em oftalmologia, o que é um grande avanço para a região, se equiparando ao atendimento que antes só era possível em Curitiba”, compara Ducci.

COMPARTILHE

Voltar