HONPAR - Hospital Norte do Paraná

Domingo - 28 de Abril de 2024

Altas temperaturas requerem cuidados com a saúde da visão

20 de Fevereiro de 2023

Estamos no verão, estação do ano em que prevalece as altas temperaturas. Ao mesmo tempo que o sol nos alegra e traz vida a essa estação do ano, a exposição prolongada dos olhos à radiação solar também pode representar certos riscos à sua visão. Se você pensa que a única proteção que deve ter no verão é quanto à pele, saiba que seus olhos também precisam de cuidados redobrados. 
O oftalmologista do Hospital Norte Paranaense - HONPAR, Rafael Picinatto, alerta que as crianças são mais suscetíveis a apresentarem qualquer tipo de problema. Para evitar transtornos, algumas medidas são necessárias serem tomadas pelos pais.
“A maioria das doenças oculares que são comuns no verão tem a ver com a irritação ocular, isso é muito mais frequente por conta da exposição maior a cloro de piscinas, água do mar, então essas são situações que podem aumentar o risco de irritação ocular e consequentemente trazer alguma doença”, explica.
O médico comenta também que um grande aliado para evitar essas doenças é utilizar os óculos de sol.
“Ao contrário do que muita gente pensa, os óculos de sol não servem apenas para reduzir o incômodo da luminosidade. Na verdade, uma das principais funções desse acessório é evitar a exposição direta dos olhos aos raios UVA e UVB. A orientação é fazer uso regular dos óculos escuros sempre que você estiver exposto ao sol, e não apenas no verão”, alerta.
Além dessas orientações, outras devem ser seguidas para evitar problemas:
1.Cuidado com os olhos no verão no banho: Apesar de parecem bem limpos, a água do mar, piscina, cachoeira ou lagos podem conter perigos não visíveis e prejudiciais para pessoas de todas as idades. As piscinas, por exemplo, contêm alta rotatividade de pessoas usando uma quantidade limitada de água. Além disso, são colocados muitos químicos para mantê-la cristalina.
2.Use protetores físicos: Usar sempre os óculos de sol não é recomendado porque os olhos possuem um sistema que regula a entrada da luz naturalmente com a dilatação e contração da pupila e as pálpebras. Por isso, de vez em quando dê uma pausa dos óculos solares e alterne para o uso de bonés, chapéus, sombrinhas, viseiras e aproveite as sombras das árvores.
3.Evite usar muitos produtos no rosto e cabelo: É comum a maior utilização de protetores solares, óleos, cremes e outros produtos de beleza e higiene para o rosto, pele e cabelo nessa época. Mas cuidado, nada em excesso é bom. Quando em contato com o olho pode causar irritações, mesmo que seja um produto para aplicação específica no local.

COMPARTILHE

Voltar